terça-feira, 1 de setembro de 2009

Portrait of Lily Damita -c. 1925/26 , oil on canvas, 195x130 cm , Private collection
Kees van Dongen

Cornelis Theodorus Maria van Dongen,nasceu em 1877 e faleceu em 1968, ele é conhecido como Kees van Dongen , de origem holandesa, adotou rapidamente as idéias dos fauvistas Manguin, Derain e Matisse, que conheceu em Paris. Depois de estudar na Academia de Roterdã, Van Dongen mudou-se para Paris, paracontinuar seus estudos de pintura.
Em 1902, pintou seu primeiro retrato fauvista. Dois anos depois, participou do Salão dos Independentes e começou a trabalhar junto com Vlaminck e Derain. Vollard, marchand e dono de galeria, se interessou muito com sua obra e organizou sua primeira exposição individual.
Convidado pelo grupo Die Brücke, viajou para Düsseldorf, onde expôs suas obras junto com as dos expressionistas. Mais tarde viajou para Espanha, Marrocos, Itália e Egito em busca de novas motivações.
A partir de 1932 morou tanto em Mônaco quanto em Paris. Em 1962 expôs suas obras mais fauvistas nas exposições Le Fauvisme Français e na inauguração do Expressionisme Allemand, organizadas em Paris e Munique.
Seu talento e sucesso artístico o levou a uma vida deslumbrante.

-Mariana nº 22



Jean Antoine Houdon

Nascido em Versalhes, Houdon ganhou o Prix de Rome em 1761, mas não foi influenciado pela arte antiga ou renascentista de Roma. Sua estada na cidade foi marcada por duas importantes e características produções: um magnífico Ecorché, um modelo anatômico que ainda hoje serve de guia para todo tipo de artistas, e a estátua de São Bruno na igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma. Depois de dez anos de estadia na Itália, Houdon retorna a Paris.
A estátua de George Washington resultou de um convite feito porBenjamin Franklin para que Houdon cruzasse o Atlântico e visitasse o palácio Mount Vernon, lá o então general pôde lhe servir de modelo. Washington posou para modelos de argila e para uma máscara de gesso em 1785. Esses modelos serviram para várias homenagens a Washington, incluindo a representação dele de pé localizada no capitólio do estado de Virginia em Richmond. Numerosas variações do busto de Washington foram produzidas, retratando-o como um general em uniforme, da maneira clássica mostrando a musculatura peitoral ou como como o cônsul romano Lúcio Quíncio Cincinato vestindo uma toga. Uma versão desse último tipo está no edifício sede do estado de Vermont.
Houdon se tornou membro da Academia Real de Pintura e Escultura em 1771, e professor em 1778. Encarado como burguês pelas suas ligações com a corte de Louis XVI, ele caiu em desfavores durante a Revolução Francesa, apesar de não ter sido preso. Houdon voltou a ser favorecido durante o Consulado e Império.
Houdon morreu em Paris e foi enterrado no cemitério de Montparnasse.
Blanche (5)






Antonio Canova
Canova perdeu seus pais com cerca de 3 anos de idade: a mãe,por outro casamento e o pai morreu.Então foi educado pelos avós paternos.Seu pai e seu avô trabalhavam com a pedra.
Assim que Canova pôde segurar o lápis, foi iniciado por seu avô nos segredos do desenho.Sua infância foi passada em estudos artísticos.Com nove anos já foi capaz de construir pequenos relicários em mármore, que ainda existem. O avô era patrocinado peloa rica família Failer de Veneza e através dele Canova foi representado ao senador Failer.
Canova com 13 anos, foi colocado sob a orientação de Giuseppe Torretto, que havia temporariamente se estabelecido nas imediações da nação do senador e que valia para o progresso do jovem artista.

Blanche Sharon Cho - 5D - 05

Rafael Mendes Carvalho


A geração florianopolitana emigrada para o Rio de Janeiro no século XIX: Victor Meirelles, Sebastião Vieira Fernandes e Rafael Mendes de Carvalho. Todos retratistas reconhecidos, que passariam a sobreviver de sua arte em muito graças às encomendas de retratos. Alcançaram algum sucesso trabalhando na Corte e estabelecendo ateliês onde conquistaram uma clientela capaz de lhes custear a vida na capital do país.Rafael Mendes de Carvalho, nome eclipsado da história da arte local pelo vulto de Victor Meirelles, parece ter obtido relativo sucesso junto a Escola Nacional de Belas-Artes durante um certo período. Tornar-se-ia, inclusive, pensionista na Europa. Do pouco que se sabe a respeito de sua trajetória, registra-se que foi auxiliar de Manuel de Araújo Porto Alegre – também mestre de Victor Meirelles – e que trabalhou na preparação dos grandiosos festejos da coroação de Dom Pedro II, evento bastante significativo para vários artistas do período que simplesmente transformaram parte da cidade do Rio de Janeiro através de seus trabalhos artísticos, coordenados por Porto Alegre. Tal ligação, entre Carvalho e Porto Alegre, com toda certeza deve lhe ter garantido diversas encomendas já que Porto Alegre mantinha uma fiel clientela, mas que por conta de suas inúmeras tarefas, não conseguia realizá-los, como registrou em suas memórias: “(...) muitas encomendas para pintar retratos de figuras destacadas da corte”.A trajetória de Rafael Mendes de Carvalho é obscura. Henrique Boiteux, no entanto, formula uma hipótese para a sua trajetória. Segundo ele, sua carreira se transformaria completamente com a viagem à Europa, realizada com parcos recursos: “Sem meios de criar ambiente que o fizesse conhecido em meio estranho, fazendo-o ao contrário arredio da sociedade em vez de dar-lhe ânimo a vencer, bem ao contrário o tornaria descrente. Era uma vítima do obscurantismo da época. Desiludido, regressou à Pátria, para se entregar à pintura de retratos de provedores de irmandades, de barões e dando lições de desenho até que a morte o levou a total esquecimento”. A descrição de Henrique Boiteux remete novamente ao problema dos retratos para os artistas da época: muitos consideravam a produção de retratos como tarefa inferior a ser cumprida pelo artista. Desiludido, Rafael Mendes de Carvalho passaria a fazer apenas retratos.


Mariana (22)

Manuel José de Araújo Porto-alegre



Manuel José de Araújo Porto-alegre, primeiro e único barão de Santo Ângelo (Rio Pardo, 2 de novembro de 1806 — Lisboa, 29 de dezembro de 1879oi um escritor do romantismo, pintor, caricaturista,arquiteto, crítico e historiador de arte, professor e diplomata brasileiro.Filho de Francisco José de Araújo e Francisca Antonia Viana, seu nome de batismo era Manuel José de Araújo, modificado para Pitangueira por espírito nativista, quando da Independência e, mais tarde, chegando à forma definitiva: Manuel de Araújo Porto-alegre, sendo equivocada a grafia Manuel de Araújo Porto-Alegre que alguns de seus biógrafos utilizam.
Porto-alegre chega ao Rio de Janeiro em janeiro de 1827, para matricular-se na Escola Militar do Rio de Janeiro. Estando, porém, a escola fechada, em férias, e como tinha noções de pintura e desenho (tendo sido, inclusive, pintor de cenários de teatro) e se matricula na Academia Imperiale Belas Artes, onde foi aluno de Jean Baptiste Debret.
Em 25 de julho e 1831 viaja para Paris, em companhia de seu mestre e amigo Debret, que deixava definitivamente o Brasil. Na Europa, estuda na Escola de Belas Artes de Paris e viaja pela Itália, Inglaterra, Países Baixos e Bélgica. Volta para o Rio de Janeiro em maio de 1837 e passa a desenvolver atividades variadas como arquiteto, professor de desenho, poeta e, inclusive, crítico e historiador de arte, área na qual também é considerado como fundador da disciplina no Brasil.
Patrono da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, Araujo Porto-Alegre ganhou nome de rua na cidade do Rio de Janeiro, justamente a rua onde fica a sede da histórica Associação Brasileira de Imprensa. Manuel de Araújo Porto-alegre foi vereador no Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e nomeado diretor da Imperial Academia de Belas Artes em 1854, cargo que ocupou até 1857, quando iniciou sua carreira diplomática, primeiramente na Prússia, depois em Dresden (1860) e Lisboa, onde chegou em 1866 e permaneceu até sua morte. Em Lisboa recebeu o imperador Dom Pedro II, quando este saiu em viagem de férias pelo mundo.
Em 1865 encontrava-se em Dresda, na Alemanha, exercendo função diplomática. De lá, escreveu uma carta a seu amigo Joaquim Manuel de Macedo, que era professor dos filhos da Princesa Isabel Nessa carta ele se declara espírita e fala de suas psicografias recebidas do Plano Espiritual, e conta que a Princesa Isabel lhe perguntou "quem é meu espírito protetor". A carta se encontra arquivada no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro e contém 12 páginas manuscritas. [1]
Em 1874 foi homenageado pelo imperador D. Pedro II com o título de Barão de Santo Angelo.
Casou no Rio de Janeiro em 1838 com Ana Paulina Delamare, baronesa de Santo Ângelo, falecida no Rio de Janeiro em 1901. Tiveram cinco filhos, dentre estes Carlota Porto-alegre, que foi a mulher do pintor Pedro Américo, Paulo Porto-alegre, diplomata.Era amigo e concunhado de Guilherme Schüch,Barão de Capanema,Casado com Eugenia Amelia Delamare.
Seus restos mortais foram trazidos ao Brasil em 1922.


Mariana (22)



Jacques-Louis David

Deputado à Convenção durante a Revolução francesa, regicida por ter votado a morte do rei de França Luís XVI, pintor histórico, principal expoente da reacção neo-clássica contra o estilo rococo, foi um dos raros grandes artistas franceses da época.
Aos 18 anos David entrou para a Academia Real de Pintura e Escultura, de França, mas os primeiros tempos de estudo não correram bem, o que o levou a tentar o suicídio à maneira estóica, pela fome. Finalmente, em 1774 ganhou o Prémio de Roma, uma bolsa que não só lhe possibilitava uma estadia em Itália, também lhe assegurava futuras encomendas de trabalhos. O quadro premiado «Antíoco e Estratonice» mostra que ainda estava influenciado pela pintura rococo de François Boucher. Foi para Itália no ano seguinte, acompanhado por Vien, tendo sido influenciado pelas principais escolas.





-------------------------------------------------------------------------

JEAN-AUGUSTE DOMINIQUE INGRES


Jean-Auguste Dominique era um pintor francês. Filho de
um escultor ornamentista,foi educado em Toulouse. Depois, formado
na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre
ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde se
tornou parecido aos aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu
por muito tempo à época de seu predomínio de estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 após a força, da sua posição de acadêmico, ao triunfo do romantismo pictórico
representado por Delacroix. Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas
e históricas.


Yo Na (31)